Serviços
PSICOTERAPIA

Psicoterapia Psicanalítica e Psicodinâmica
A Psicoterapia corresponde a um método, a um conjunto de técnicas e procedimentos, baseados na evidência científica e eticamente informados, que têm como objetivo modificar comportamentos, pensamentos e emoções, no sentido de reduzir o sofrimento psicológico e promover o desenvolvimento pessoal e o bem-estar.
A Psicoterapia assenta numa relação de confiança entre profissional e cliente, baseada num diálogo colaborativo.
Um processo de psicoterapia pode beneficiar pessoas que lidam com problemas de Saúde Mental como ansiedade ou depressão. No entanto, não precisamos de ter um diagnóstico ou um “problema” para beneficiar de um processo de psicoterapia.
A psicoterapia pode trazer-nos um conhecimento mais aprofundado de nós próprios (da forma como pensamos, sentimos e nos comportamos), pode ajudar-nos a lidar com acontecimentos de vida, a melhorar a nossa relação com os outros e a desenvolver um conjunto de competências e recursos que nos podem ajudar a lidar com as adversidades e acontecimentos de vida.
A Psicoterapia Psicanalítica ou Psicodinâmica, seja para adultos, jovens ou crianças permite “uma relação humana confiável e compreensiva que estabelece contacto com a criança traumatizada e profundamente reprimida, de um modo que a torna progressivamente mais capaz de viver, na segurança de um relacionamento real, com a herança traumática dos mais precoces anos de formação, à medida em que esta se infiltra ou irrompe na consciência (Harry Guntrip, 2006).
A psicoterapia psicanalítica usa a mesma base teórica da psicanálise e estuda todos os seus autores, constituindo-se igualmente como um instrumento que facilita o autoconhecimento, a ampliação do campo do pensamento, a transformação pessoal e a busca de um sentido de vida.
Como começar?
Quando chegamos ao local da sessão, a nossa experiência poderá ser muito semelhante à que temos quando vamos a uma consulta médica: aguardamos numa sala de espera até que nos chamem.
Durante este tempo, podemos sentir alguma ansiedade e até duvidar se foi a decisão certa marcar a sessão. Mas, não há qualquer razão para não experimentar e dar uma oportunidade a uma situação que nos pode ajudar.
A primeira sessão costuma ser um pouco diferente das sessões seguintes. É um momento para Psicoterapeuta e cliente se conhecerem e perceberem como é que a relação e o processo podem funcionar.
Como funciona?
Geralmente, as sessões duram cerca de 60 minutos.
O Psicoterapeuta pode começar por lhe perguntar o que o levou à sessão, sugerir-lhe que partilhe o que se passa na sua vida ou o que está a pensar, com que dificuldades ou problemas o pode ajudar ou se há algum objetivo que gostasse de discutir.
É importante lembrar que, na maior parte dos casos é necessário mais do que uma sessão.
O que esperar?
Não espere respostas imediatas para as suas questões, problemas ou dificuldades – ainda que, nalgumas situações possa, rapidamente, começar a sentir alterações na forma como pensa e se sente relativamente às questões que o levaram a marcar a sessão.
O Psicoterapeuta vai ouvi-lo, sem o criticar ou julgar. Pode falar, com total abertura, sobre como se sente – sem se preocupar se vai magoar os sentimentos de alguém, estragar uma relação ou ser penalizado de alguma forma.
E por fim,
Pode dizer tudo o que quiser ou precisar. O que disser será confidencial e ficará apenas entre si e o profissional.
áreas de actuação
Psicoterapia
A Psicoterapia corresponde a um método, a um conjunto de técnicas e procedimentos, baseados na evidência científica e eticamente informados, que têm como objetivo modificar comportamentos, pensamentos e emoções, no sentido de reduzir o sofrimento psicológico e promover o desenvolvimento pessoal e o bem-estar.
Ludoterapia - Psicoterapia com Crianças
Neste processo são introduzidos materiais lúdicos com o objetivo de servirem de mediadores para avaliar e intervir nas trocas recíprocas e alternantes no contexto terapêutico, pressupondo-se que desta forma é oferecida uma estrutura de apoio para a elaboração pré-simbólica dos intercâmbios com o psicoterapeuta.
Avaliação Psicológica de Crianças e Jovens
A avaliação psicológica visa dar resposta a um pedido de esclarecimento, orientação ou apoio na resolução dos problemas, permitindo uma identificação e conhecimento objetivo desses problemas.
Orientação Escolar e Profissional
É um serviço direcionado a jovens em períodos de transição escolar, especialmente 9º e 12º anos, que se propõe apoiar a tomada de decisões vocacionais no âmbito escolar e profissional, proporcionando a construção de um projeto pessoal e profissional para o futuro.