Serviços

PSICOTERAPIA COM CRIANÇAS

Crianças - Psicóloga Marisa Lourenço

Psicoterapia com crianças

Quando o cliente é uma criança o processo terapêutico denomina-se Ludoterapia e a comunicação assenta nos códigos simbólicos do brincar.

Neste processo são introduzidos materiais lúdicos com o objetivo de servirem de mediadores para avaliar e intervir nas trocas recíprocas e alternantes no contexto terapêutico, pressupondo-se que desta forma é oferecida uma estrutura de apoio para a elaboração pré-simbólica dos intercâmbios com o psicoterapeuta.

A atividade lúdica de uma criança pode fornecer informações sobre as suas funções cognitivas, o seu comportamento afetivo, a sua representação de self e de objeto, na medida em que são expressos nos cenários a sua capacidade de observar e de dirigir e empatia na sua interação com o entrevistador.

Tal como dizia Melanie Klein “a criança expressa as suas fantasias, seus desejos e as suas experiências reais de modo simbólico, através de brincadeiras e de jogos”. 

Ao fazê-lo utiliza os mesmos meios de expressão, a mesma linguagem que nos sonhos.

O jogo é uma ponte entre fantasia e realidade que permite a criança, não só vencer uma realidade dolorosa, como também dominar medos relativos tanto ao mundo externo como interno, uma vez que a criança possui capacidade de simbolizar.

Como começar?

Na Psicoterapia de crianças é realizada uma reunião inicial com os pais, preferencialmente com a presença da criança, em que é abordada razão da procura deste apoio. Nesta primeira reunião são recolhidos dados de anamnese ou seja da história da criança, estendendo-se geralmente desde o período de gestação ao momento atual.

 

Como se processam as consultas?

As sessões seguintes com uma duração de cerca de 60 minutos, são realizadas apenas com a criança. Nestas sessões são maioritariamente utilizadas técnicas de ludoterapia recorrendo a brinquedos, jogos ou desenhos. Estes momentos podem alternar, consoante a idade e disponibilidade da criança, com conversas de associação livre em que os temas são trazidos espontaneamente.

Como é feito o processo de avaliação?

São ainda realizadas periodicamente reuniões com os pais ou tutores da criança, para fazer uma avaliação das evoluções sentidas, fornecer informações ou estabelecer estratégias parentais que possam ser favoráveis ao desenvolvimento saudável da criança.

Como se faz o acompanhamento?

Em alguns casos poderá ser também estabelecido o contato com a escola, ou outra instituição , de modo a que todo o contexto seja favorável é uma progressão saudável e uma resolução dos problemas diagnosticados.

áreas de actuação

Psicoterapia

 

A Psicoterapia corresponde a um método, a um conjunto de técnicas e procedimentos, baseados na evidência científica e eticamente informados, que têm como objetivo modificar comportamentos, pensamentos e emoções, no sentido de reduzir o sofrimento psicológico e promover o desenvolvimento pessoal e o bem-estar.

Ludoterapia - Psicoterapia com Crianças

Neste processo são introduzidos materiais lúdicos com o objetivo de servirem de mediadores para avaliar e intervir nas trocas recíprocas e alternantes no contexto terapêutico, pressupondo-se que desta forma é oferecida uma estrutura de apoio para a elaboração pré-simbólica dos intercâmbios com o psicoterapeuta.

Avaliação Psicológica de Crianças e Jovens

A avaliação psicológica visa dar resposta a um pedido de esclarecimento, orientação ou apoio na resolução dos problemas, permitindo uma identificação e conhecimento objetivo desses problemas.

Orientação Escolar e Profissional

É um serviço direcionado a jovens em períodos de transição escolar, especialmente 9º e 12º anos, que se propõe apoiar a tomada de decisões vocacionais no âmbito escolar e profissional, proporcionando a construção de um projeto pessoal e profissional para o futuro.