Tão certas na vida são as perdas…
No entanto, como é hoje fácil para nós fugirmos ao pensamento sobre elas.
Tão certas na vida são as perdas…
No entanto, como é hoje fácil para nós fugirmos ao pensamento sobre elas.
É Primavera e as chuvas acordam suavemente as sementes internas… Ainda desvitalizados pelo frio do inverno, sonhamos com o futuro e marcamos as férias.
O amor nasce desde que somos sonhados, ainda sementes, no útero da nossa mãe e é continuamente desfragmentado, reestruturado e atualizado na dança de cada nova relação, até ao segundo em que o último impulso nos percorre.
Será que só na doença valorizamos a saúde, que só na tristeza valorizamos a alegria, que só na guerra valorizamos a paz, que só na crise valorizamos a oportunidade de evolução, que só na solidão valorizamos o amor?
No Olha-Te existe uma sala ampla e polivalente que magicamente se transforma num acolhedor gabinete de psicologia com duas poltronas e um jardim em frente. Neste espaço, é possível olharmos a vida e a natureza… é possível olharmos para nós próprios a partir de dentro.
É verão e tudo pulsa de vida, de crescimento, de expansão, de comunicação e de entrega. O calor alimenta-nos esta vontade de viver, esta pulsão de construção e de criatividade. Por esta altura, o amor é visível e palpável, conduzindo-nos com uma força inexplicável e a atrativa de ação, de experimentação, de pôr o “pé na água” e mergulhar.
A Psicoterapia corresponde a um método, a um conjunto de técnicas e procedimentos, baseados na evidência científica e eticamente informados, que têm como objetivo modificar comportamentos, pensamentos e emoções, no sentido de reduzir o sofrimento psicológico e promover o desenvolvimento pessoal e o bem-estar.
Neste processo são introduzidos materiais lúdicos com o objetivo de servirem de mediadores para avaliar e intervir nas trocas recíprocas e alternantes no contexto terapêutico, pressupondo-se que desta forma é oferecida uma estrutura de apoio para a elaboração pré-simbólica dos intercâmbios com o psicoterapeuta.
A avaliação psicológica visa dar resposta a um pedido de esclarecimento, orientação ou apoio na resolução dos problemas, permitindo uma identificação e conhecimento objetivo desses problemas.
É um serviço direcionado a jovens em períodos de transição escolar, especialmente 9º e 12º anos, que se propõe apoiar a tomada de decisões vocacionais no âmbito escolar e profissional, proporcionando a construção de um projeto pessoal e profissional para o futuro.